Foto 360 graus

Fiz minha primeira foto 360 graus em 1997 depois de uma oficina bem aproveitada com Dudu Tresca. Embora a técnica de fotografias esféricas virtuais tenha iniciado na segunda metade da década de 90, não conheço nenhuma experiência antes das minhas em Vitória (ES), portanto me considero precursor na construção de fotografias imersivas por aqui. Mas isto não é tão importante quanto as experiências dedicadas que vou contando por aqui.

Logo depois, em 2010, apresentei meu projeto “Fotografia Panorâmica Multimídia: de Robert Barker ao Fotógrafo Panoramista – Investigando a Práxis do e as Aplicações do Dispositivo” como trabalho final da Pós-Graduação em Linguagens Audiovisuais e Multimídia na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Uma reflexão teórica sobre a fotografia panorâmica esférica e suas aplicações.

Na sequência desenvolvi o projeto Vitória 360, que recebeu o apoio da Lei Rubem Braga de incentivo a cultura da Prefeitura de Vitória, que tinha como objetivo produzir site www.vitoria360.com com fotografias esféricas de Vitória. Embora o projeto tivesse uma previsão de ficar exposto por 3 anos, o trabalho ainda está ativo com as mesmas configurações de quando foi executado.

Executei alguns projetos interessantes, como tour virtuais do Cerimonial Lago de Garda, da Pousada Lago da Lua e do Itamaraty Hall, e outros, que pelas mudanças no plugin flash já não estão disponíveis na internet para visualização.

Ultimamente tenho me dado a oportunidade de construir esféricas com um conceito que por enquanto uso dois nomes: Narrativa 360 graus, ou Portrait 360 graus. São panoramas com a repetição por personagem retratado em vários lados da foto 360 graus. Veja aqui algumas experiências com essas narrativas:

Eu moraria junto da floresta, perto de Perobas, Graúnas, Angicos, Sapucaias, Mata-Paus e uma infinidade de aromas, se…

Publicado por Edson Chagas em Quinta-feira, 6 de setembro de 2018

 

"Sabe aquela música que canta assim…?" lá você encontra! Desde 1964 no comércio, Valter Golias Vieira nem arranha para…

Publicado por Edson Chagas em Terça-feira, 22 de maio de 2018

Ligue as células olfativas para sentir os perfumes desse ambiente. A fotografia panorâmica esférica permite essa…

Publicado por Edson Chagas em Quarta-feira, 16 de maio de 2018

 

Viva Cacau Monjardim! Com a frase “Moqueca só capixaba, o resto é peixada” ele criou motivo de paixão e bairrismo pelo…

Publicado por Edson Chagas em Domingo, 30 de setembro de 2018